ENDOCRINOLOGIA

Endocrinologia veterinária é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as glândulas endócrinas (produtoras de hormônios).

Os hormônios são substâncias químicas que controlam o metabolismo, o crescimento, o desenvolvimento e a reprodução, além de atuarem na adaptação dos animais ao meio ambiente.

As glândulas endócrinas situam-se em diferentes partes do corpo, sendo que as principais são: hipotálamo, hipófise, tireóide, pâncreas, adrenais, ovários e testículos. Essas glândulas podem desenvolver problemas no seu funcionamento de forma a produzir hormônios em quantidade insuficiente ou em excesso.

As doenças endócrinas mais freqüentes são:

• diabetes mellitus (deficiência absoluta ou relativa do hormônio insulina);

• hipotireoidismo (deficiência dos hormônios da tireóide);

• hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios tireoidianos);

• hipoadrenocorticismo (deficiência dos hormônios produzidos pela adrenal).

Beber muita água e urinar em excesso, apresentar um apetite exacerbado, ganhar ou perder peso excessivamente, apresentar distensão abdominal, sonolência, tremores e lesões de pele recidivantes são sintomas que podem ser compatíveis com algum distúrbio de causa hormonal, ou seja, uma doença endócrina que cães e gatos podem apresentar.

CURRÍCULO

fernanda.png

Vet Therapy Especialidades Veterinárias : (Endocrinologia Veterinária)

Dra. Fernanda Bruno

• Graduação em Medicina Veterinária – Unesp Botucatu;

• Internato pelo Hospital Veterinário Pompeia;

• Médica veterinária contratada no Hospital Veterinário Dr Hato- Santo André;

• Pós graduação e Especialização em Endocrinologia e Metabologia  Veterinária- ANCLIVEPA – SP.

francine.png

Vet Therapy Especialidades Veterinárias : (Endocrinologia Veterinária)

Dra. Francine Cristiani Belizário

• Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Paulista (UNIP) em 2001. Pós graduação lato sensu em Clínica Médica de pequenos animais pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós graduação lato sensu em Endocrinologia e metabologia de pequenos animais pela Anclivepa-SP em 2015. Filiada a ABEV – Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária.

endocrinologia.jpg